Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

O que eu penso sobre: Bulletstorm Full Clip Edition

Durante as últimas semanas vocês puderam acompanhar a minha aventura pelo versão remasterizada do Bulletstorm no caso a Full Clip Edition e agora finalmente vou poder dar a minha opinião sobre o game.
Caso você não tenha acompanhado as gameplays e queria jogar o game não se preocupe pois não pretendo dar nenhum spoiler sobre a história.
Apenas vou dar uma base sobre a trama do game que na verdade é bem simples.


Então, o jogo se passa no futuro por volta do século 26 mas isso não importa muito pois apenas é um pretesto para termos naves espaciais, e civilizações em outros planetas pois praticamente nada é explicado você apenas está naquele mudo e pronto mas ok afinal a proposta do game é ação e não história... .

Jogamos o game na pele de Grayson Hunt o líder de um esquadrão de operações que segue as ordens do general Sarrano e tecnicamente essas ordens se resumem a eliminar os mais temidos criminosos mas em cerca de 10 minutos de gameplay descobrimos que estamos matando civis que se o…

Kindle Paperwhite Experiência de Uso e Especificações


Amazon Kindle Paperwhite
Sim um leitor de ebooks, afinal o Nova Aventura também é cultura.
Depois de mais de 3 meses utilizando o dispositivo quase que diariamente me sinto seguro em contar a vocês a minha experiência com o aparelho.
Hoje a Amazon disponibiliza duas versões do Paperwhite uma com a carcaça branca e outra como a minha com a carcaça preta. (Poderiam ter definido uma como paperwithe e ourta paperblack) :)


Primeiramente vamos ao padrão, as especificações do produto:

O aparelho possui uma tela de 6 polegadas sensível ao toque e com a resolução de 1440 por 1080 pixels a qual proporciona uma densidade de 300 pixels por polegadas. Isso garante que a imagem não sofra nenhuma quebra nas fontes mesmo com o aparelho próximo ao rosto. Você deve ter percebido como a resolução dele é estranha se comparado com os monitores e celulares do mercado pois bem isso se deve ao padrão adotado pelo dispositivo, diferente dos demais aparelhos que são destinados a multimídia e geralmente seguem o padrão de imagem 16:9 os leitores de ebooks normalmente optam por adotar o padrão 4:3 isso faz que ele seja um pouco mais gordinho e aproveite melhor o espaço horizontal do aparelho, permitindo que caiba mais texto na linha mesmo com o aparelho de pé.
Ainda na tela podemos falar um pouco da tecnologia utilizada nos leitores de ebooks em geral a e-Ink. Vocês já devem ter ouvido falar sobre ela e principalmente de como ela é mais agradável do que as LED e LCD tradicionais.

Para entender o porquê disso vamos analisar mesmo que superficialmente o funcionamento do eInk, para facilitar vamos acompanhar nesta imagem.



Considere cada um destes 3 círculos grandes como um pixel da tela. Podemos ver que em seu interior temos centenas de pigmentos divididos em duas cores básicas branco e preto. Neste caso os pigmentos brancos estão com carga elétrica positiva e os pretos com carga negativa. Para gerar a imagem que desejamos é apenas necessário alterar a polaridade da camada de eletrodos presente abaixo dos pixels para dessa forma gerar os tons de branco, preto ou cinza
Saindo da parte chata podemos verificar que a imagem do eInk é gerada por pequenos pigmentos e não luz como no LCD e LED e é por isso que ela é tão agradável e natural. Sem contar que o eInk é um grande responsável pela alta duração das baterias nos ereaders pois a tela precisa de energia apenas para reorganizar os pigmentos. No instante que a organização está pronta não é mais consumida nenhuma energia.

Mas ai você diz:
Há mas existem vários ebook readers com tela iluminada!

Sim e inclusive o Paperwithe é um deles, mas a iluminação nesse tipo de tela é feita de uma maneira diferente.
Imagine como uma fita de led contornado a tela do aparelho pela lateral e jogando a luz de fora para dentro. Dessa forma a luz não é direcionada para suas vistas e sim para a tela em sí.

Na questão de armazenamento ele possui cerca de 3GB utilizável o que garante espaço para uma biblioteca considerável de livros. Hoje, eu possuo cerca de 30 livros carregas no aparelho e estou utilizando apenas 90 MBs de dados, sendo assim posso ter cerca de 1000 livros carregados nele sem problemas. Sem contar que a Amazon sincroniza todos seus livros no servidor online dessa forma caso precise de mais espaço pode excluir algum livro do seu aparelho e baixa-lo apenas quando for lê-lo, sem contar que o espaço on-line é ilimitado.

Quanto a bateria não sei dizer exatamente qual a capacidade dela pois a Amazon não disponibiliza essa informação, mas na prática utilizando o aparelho por cerca de duas horas todos os dias com a iluminação mediana consigo atingir ao menos uma semana de uso para então ele pedir carga. O estranho é que o aparelho não é acompanhado com um carregador apenas um cabo de dados micro usb para USB o qual pode ser utilizado tanto para carregar o aparelho ao conecta-lo a um PC quanto para transferir seus arquivos.
Falando em transferir arquivos isso pode ser feito de duas maneiras, transferindo eles através do cabo USB que cria uma unidade ao conectar o aparelho ao PC, como se fosse um pendriver ou a aminha preferida, através do email fornecido pela Amazon. Quando você liga o aparelho ele pede para você logar na sua conta da Amazon e durante o processo de configuração ele cria um email @kindle.com e é para esse e-mail que você envia os documentos que deseja visualizar no kindele, simples assim.
É claro que você pode acessar a loja da amazona diretamente pelo kindele e comprar os livros por ele mas eu prefiro fazer isso no PC, inclusive caso você compre o livro diretamente pela loja da Amazon não importa em qual dispositivo você esteja ele vai dar a opção de escolha para qual dispositivo quer enviar o arquivo. E um detalhe muito importante é que o livro é seu pode le-lo em qualquer dispositivo, seja no PC, no celular ou no leitor de ebooks, pode até le-lo simultaneamente nos 3 dispositivos.

E um recurso muito bacana nesse tipo de interação é a sincronização dentro do próprio livro, digamos que você esteja lendo um livro no Kindele mas ai lembra que precisa ir ao banco sai de casa as pressas e quando chega ao banco percebe que vai ter de ficar esperando por muito tempo então decide puxar se celular do bolso e continuar lendo o seu livro ali mesmo, assim que abrir o livro no app da Amazon ele vai lhe direcionar para a página que você estava lendo no seu kindle antes de sair de casa. Claro isso tudo se você tiver on-line.
E isso vale para qualquer modificação que você fizer, como anotações ou marcações, tudo é sincronizado com sua conta não importa qual dispositivo você esteja utilizando.

Quanto aos arquivos suportados pelo dispositivo:

Podemos destacar o MOBI, TXT, DOC e PDF (Formato Kindle 8 (AZW3), Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI sem proteção, PRC naturalmente; HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP por meio de conversão)
Mas no caso do PDF não fique muito animado porque ele é tão útil quanto o navegador de internet do kindle. Existe suporte, sim, funciona, sim, é prático, nem um pouco.
Para dar um exemplo de como funcionaria um PDF e aproveitar e mostrar como seria o consumo de HQs no dispositivo vou usar de exemplo a amostra de A Casa de Vidro que possuo no dispositivo.
Como podemos ver a imagem fica muito pequena e você é obrigado a dar zoom nas partes que deseja visualizar com mais clareza isso por si só já compromete toda a experiência de leitura alé disso some a latência pela falta de processamento e demora na atualização da tela.
A experiência acaba sendo extremamente incomoda, mas isso não é culpa do aparelho em si pois essa não é a proposta dele.

Apenas para comparação veja as mesmas páginas no aparelho e na HQ física.


Para finalizar gostaria de mostrar mais algumas funções que gosto muito no parelho.
Por exemplo quando clicar sobre uma palavra o software faz uma busca em diversos serviços e lhe apresenta o significado da palavra em questão através do seu dicionário além de buscar correspondências na Wikipédia e permitir a tradução da palavra para diversos idiomas. Além disso temos também a possibilidade de adicionar marcadores em páginas, os quais podemos acessar de forma simples e direta a qualquer momento.
Podemos também destacar certos trechos do texto sem se sentir culpados por rabiscar a folha branquinha do livro, além de poder marcar partes do texto e acrescentar notas e lembretes. Lembrando que tudo isso é sincronizado em todos os seus dispositivos.

Para concluir posso dizer que estou muito feliz com o dispositivo, ele é muito prático e agradável de se utilizar além de trazer diversas funções impossíveis em livros físicos.

Meu nome é Fernando Becker esse é o canal Nova Aventura e eu vejo vocês na próxima, até mais.

Postagens mais visitadas